( 1 Voto )

 

Com o objetivo de direcionar o novo bimestre e melhorar o desempenho acadêmico, professores se encontram com os alunos em conselho participativo

 

A iniciativa partiu das professoras Mirna Cruz, Orientadora educacional e Geiza Pedrosa, coordenadora pedagógica. Seguindo esse novo modelo de conselho, as educadoras entendem que  os alunos terão reais chances de alcançarem melhores resultados, considerando que terão todo o novo bimestre pela frente.

 

A estratégia adotada foi dispensar os alunos que apresentaram bom desempenho acadêmico e convocar os com deficiência em uma ou mais disciplinas para se encontrarem individualmente com os professores a fim de discutirem formas de melhorarem os resultados.

 

As turmas foram convocadas em horários pré-determinados e os professores foram dispostos em uma sala para atender individualmente os alunos, analisando aspectos positivos e pontos a serem melhorados para um melhor aproveitamento acadêmico.

 

Ao chegarem, os alunos receberam uma ficha na qual os professores registraram os itens que julgavam importantes de serem considerados como, tarefas incompletas, conversas exageradas, notas abaixo da média, dentre outros.

 

A interação positiva entre professores e alunos mostrou ser este, um caminho importante de ser seguido pois acredita-se que somente por meio do diálogo e análises criteriosas é possível operar mudanças efetivas em hábitos e procedimentos.

 

Vejam os depoimentos de alguns que participaram do conselho:

 

“Achei legal, pois neste tipo de conselho a gente vê nossa situação mais claramente”

(Pollyana, 3º EM)

“Muito bom. Participar é bem melhor e conversando individualmente fica claro onde eu preciso melhorar” (Raique, 3º EM)

“Massa! A possibilidade de falar com o professor permite que ele dê dicas de como melhorar e a gente se sente livre em falar.” (Victor hugo, 2º EM)

“Muito bom, principalmente pela interação do aluno com o professor, fora do ambiente de aula” (Gabriel Bacayocoa, 3 EM)

“ Bom, pois permite ao professor identificar melhor os alunos com problemas e fazer um acompanhamento” (Pr. Arturo – Ensino Religioso)

“ Importante, pois é um momento com o aluno que não se tem em sala de aula. Possibilidade de olhar olho no olho e refletir em como poder ajuda-lo.” (Profa Elaine, História)

“Muito válido pois permite ao aluno ver onde é preciso melhorar” (Profa Irene, biologia)

“Nota dez, momento importante para reflexão do aluno diante das observações apresentadas pelos docentes.” (Prof. Thander,  Física)

“Coerente, pois aproxima a teoria da prática resgatando o verdadeiro objetivo do Conselho de Classe que é a reflexão das práticas pedagógicas oferecendo ao aluno condições para melhorar o desempenho. Assim,  deixa de ser um momento de constatação para ser uma possibilidade de reflexão e mudança.” (Prof.Venilto, Língua Portuguesa)

 

 Texto: Venilton 

Foto: Italo Almeida

Comentários (0)add comment


busy