( 12 Votos )

 

 

No domingo dia 18/09 aconteceu a festa para as Debutantes no IABC.

A festa de 15 anos é uma comemoração bastante especial para muitas jovens, e a cerimônia de debutante marcou essa noite pra lá de inesquecível. Completar 15 anos é um marco na vida  de uma adolescente, esta é uma fase em que a jovem planeja o seu futuro e conquistas, idealiza todos os seus sonhos e fica na espera de um amanhã  melhor.

O IABC novamente repete a festa que marcou o ano. Fora momentos de alegria e emoção para as alunas do colégio nesse dia tão especial.

A festa foi realizada pela equipe do IABC e contou com a presença de muitos pais e familiares que prestigiaram um dos  momento mais importante da vida de uma adolescente.

A preparação contou com a colaboração da Preceptora Maria das Graças e muitos ajudantes que não mediram esforços para realizar uma linda festa para todas as meninas que fizeram ou ainda vão  completar os 15 anos em 2011.

 A tradicional festa tem um histórico relevante e teve o seu inicio na Europa, saiba mais um pouco sobre ela:

“O baile de debutantes surgiu em reinos europeus, sobretudo nos locais que hoje conhecemos como França, Inglaterra, Alemanha e Áustria. As famílias nobres realizavam um grande baile para a sociedade da época, tendo como objetivo principal mostrar que sua filha estava se tornando uma mulher. A própria origem da palavra francesa début significa estréia, início. Na realidade, a função do baile também era atrair possíveis pretendentes para a moça. Desta forma, mostrar que ela já não era mais criança significava dizer aos homens que ela estava pronta para ser uma boa esposa e mãe. Para aquele estilo de sociedade, o importante não era o romantismo, e sim a aliança entre famílias nobres.


Aqui, a festa se tornou extremamente popular na década de 50 do século XX. Para economizar, as famílias passaram a realizar festas em conjunto nos clubes. Num só dia, várias meninas eram apresentadas à sociedade, gerando até colunas sociais sobre quem era a mais bonita, a mais simpática etc. Na década de 80, as meninas passaram a preferir presentes ou viagens no lugar da festa.


Nos anos 90 e 2000, a comemoração voltou com força total e reavivaram tradições como a troca do vestido e as velas. Atualmente, o ritual se inicia com a troca de sapatos pelo pai, que possui dois significados: informar aos participantes que a moça já está pronta para dar seus próprios passos e representar a passagem para a vida adulta (salto alto). Continuando o evento, a debutante coloca um vestido de gala, simbolizando a passagem de menina para mulher. Na hora da valsa, as 15 velas simbolizam os 15 anos de vida. Ao apagar cada vela, a debutante comemora o fim de uma etapa.”

________________

 

Aqui no IABC a festa  ganha um novo significado no lugar do costumeiro baile, acontece uma linda cerimônia de gratidão e homenagem a Deus pelos anos de vida de cada Debutante.

Na cerimônia através de uma oração todas as participantes são entregues nas mãos de Deus simbolizando que um novo momento em suas vidas está acontecendo, mas que Deus deve  continuar sendo colocado em primeiro lugar todos os dias na vida de cada uma.

Após a cerimônia tem a seção de fotos e filmagens e um lindo jantar e claro não poderia faltar o tradicional bolo ao som do "Parabéns a você!"

 

Texto por: Elaine Abreu

Fotos por: Fábio Abreu

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários (0)add comment


busy