( 1 Voto )

 

 No dia 12 de novembro é comemorado o dia do diretor em todo o Brasil.  No IABC os alunos do Fundamental I fizeram uma homenagem ao diretor,  através de cartinhas que conclamaram a importância desse personagem no processo da Educação.

A direção do Instituto  está sendo administrada, desde 2009 pelo Professor e Pastor Wesley Zukowski que tem se dedicado ao máximo para manter o colégio em constante crescimento. visando sempre pela qualidade.

Mas como surgiu essa data? Como foi organizada no Brasil? Qual é o papel do Diretor?  Acompanhe abaixo as respostas para essas perguntas.

 

"Séculos atrás, para serem alfabetizados e adquirem outros conhecimentos, os estudantes precisavam frequentar classes improvisadas na casa de um professor ou em prédios públicos mal conservados.
Porém, em 1894, com a recém-inaugurada escola-modelo Caetano de Campos, no centro de São Paulo, esse modelo educacional mudou. A estrutura arquitetônica do edifício, com 60 salas de aula, laboratórios, pátio, biblioteca e até um museu era o símbolo da renovação educacional prometida com a Proclamação da República, em 1889. Começava então uma nova organização: a dos grupos escolares, criada por reformadores como Antônio Caetano de Campos.


Esse modelo visava racionalizar custos, exercer controle e oferecer acesso à Educação para todos. As crianças passaram a ser organizadas por classes seriadas de acordo com o nível de conhecimento, com um docente para cada 40 estudantes. Funcionários com formação diversa passaram a cuidar da aplicação do currículo e do gerenciamento da escola.

A fiscalização dessa instituição não poderia mais ser realizada a distância pelos inspetores. Era preciso ter alguém dentro da escola e, assim, surgiu o cargo de diretor. Cabia a ele fazer a interlocução junto ao governo e determinar as diretrizes administrativas e pedagógicas dos grupos.
A influência do diretor passou a ser tão grande que quem exercia o posto era frequentemente convidado para assinar artigos em revistas e jornais, fazer conferências e se tornar conselheiro de secretários de estado. João Lourenço Rodrigues (1869-1954), inspetor geral de ensino de São Paulo, assinalou em relatório de 1908:

"A escolha do diretor é uma questão de vida ou morte. Pode-se dizer, em geral, que tanto vale o diretor, tanto vale o grupo". 
Com o passar dos anos e  a mudança do sistema, agora com duração de 8 anos e de caráter obrigatório, extinguiu-se o cargo de Diretor de Grupo Escolar e criou-se o cargo de Diretor de Escola. A partir de então, o cargo de diretor de escola foi se firmando, com exigências de qualificação cada vez mais específicas. A concepção de  diretor, antes relacionada àquele que tem uma experiência de muitos anos de docência, foi substituída pela imagem do gestor de uma equipe escolar.
 
Hoje em dia, o diretor escolar precisa exercer funções que alcançam praticamente todos os setores da escola: Como administrador necessita manter a escola sempre dentro das normas do sistema educacional, seguir portarias e instruções e ser exigente no cumprimento de prazos.   Como pedagogo precisa valorizar a orientação pedagógica, a supervisão, o projeto pedagógico e a qualidade de ensino. 

 E como sociocomunitário deve se preocupar com a gestão democrática e a participação da comunidade." 

Fonte:www.intranet.educacao.sp.gov.br,  

 

Por isso , Parabéns a todos os diretores da rede Adventista no Brasil. 

 

 

Comentários (0)add comment


busy