( 6 Votos )

 

Os alunos do terceiro ano do Ensino Médio participaram neste sábado 02/03 de um júri-simulado sobre a Era Vargas. O projeto foi desenvolvido pela professora de História Elaine Abreu, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos visto em sala de aula, exercitando  a argumentação  e o senso crítico de cada aluno.

 Na simulação, dois grupos de alunos: um tinha o objetivo de defender e outro de acusar o réu Getúlio Vargas.

Os alunos incorporaram personagens de um tribunal, como advogados e testemunhas.

Para a argumentação, os estudantes buscaram informações e subsídios em várias disciplinas,
durante cerca de um mês.

O Júri foi composto por convidados: os professores de língua portuguesa Rubens Maia e Venilto, o Professor de Educação Física Edmilsom Vieira e o  Gerente de Tecnologia Fábio Abreu. Representando a figura do juíz(a), a  Coordenadora e professora de História Valéria Miotto.

Esse já é o quarto ano que acontece o Juri Simulado sobre Getúlio Vargas e no ano de 2013 o réu mais uma vez foi condenado e absolvido.

 Foram três seções e três sentenças:

 * A turma do 3ºA o réu foi absolvido,

 * A turma 3ºB o réu(Getúlio Vargas) foi condenado

  * A turma do 3ºC  o réu foi absolvido das acusações. 


Os jurados decidiram em favor da absolvição e condenação do ex-presidente do Brasil Getúlio Vargas, respaldados pelo que cada advogado e promotores apresentaram.

Confira os depoimentos dos alunos sobre a importância do Juri:

Fernada Lins " O Júri foi uma maneira diferente de aprender um conteúdo que as vezes é visto como chato. Foi muito bom!".

Nayana Ellen "O júri foi muito bom, adorei a ideia."

Caroline do Mont "É uma atividade muito legal, diferenciada, e que nos faz procurar saber mais sobre o governo de Vargas,
mas fazendo isso de uma forma divertida ".

Yasmim Ferreira " Gostei da atividade, pois me trouxe conhecimento, ajudando no meu aprendizado".

 

Texto: Elaine Abreu

Foto: Aluna Fernada Lins

 

Comentários (2)add comment

Michelle said:

só pra constar... essa ideia começou no terceiro ano A e B de 2011! Fomos os primeiros a fazer esse júri simulado. No caso do meu terceiro ano (B), tanto a acusação como a defesa tinham tantos argumentos que não conseguimos chegar a uma sentença, porque uma aula foi pouca pra tudo isso! Rs. Ótima experiência desenvolvida por uma ótima professora de história! Saudades da Pro Roberta... Ops! Elaine! HAHA (os fortes entenderam).
 
Reportar Abuso
Não Gostei!
Gostei!
16 de março de 2013
Votos: -1

Fernanda Lins said:

Vou sentir falta das aulas diferenciadas de História, o júri foi realmente muito bom. Nós alunos do IABC temos a melhor professora de História desse mundo smilies/smiley.gif
 
Reportar Abuso
Não Gostei!
Gostei!
08 de março de 2013
Votos: +2


busy