( 1 Voto )

Na terça-feira dia 21/10, os alunos do 9º ano do  Ens. Fundamental II turma "A" participaram do pré-teste para o PAAEB (Programa Adventista de Avaliação da Educação Básica).

Essa ação teve por objetivo testar um novo método que é exclusivo e inovador para esse ano de 2014: A prova online, ou seja, o aluno utiliza o computador para ler e responder ao questionário e, ao final do exame, já fica sabendo no momento quantos acertos e a pontuação total conquistada.

 

A mantenedora da Rede Adventista de Educação em oito países na América do Sul, DSA (Divisão Sul-Americana) escolheu o colégio IABC para ser a primeira escola a testar a funcionalidade desse novo modelo de avaliação online. 

 

O PAAEB  foi criado para medir a Educação Adventista no Ensino Fundamental. E isso é de muita importância, pois mostra à direção em que a escola deve seguir, corrigindo erros, reforçando acertos e assim buscando um crescimento adequado para melhorar a educação do aluno.

 

Estiveram presentes para o evento de pré-teste no IABC a equipe responsável pelo planejamento e coordenação do PAAEB da DSA (Divisão Sul-Americana): Professora Ana Angélica - Coordenadora para projetos especiais do Departamento de Educação; Alexandre Nunes - Assistente de Educação para projetos especiais do Departamento de Educação; David Grazioli – Gerente de Projetos de Tecnologia da Informação da DSA e a Professora Claudia Marchesin - Coordenadora pedagógica da União Leste Brasileira. Além dessa equipe, estiveram presentes a Coordenadora Pedagógica do IABC, professora Geiza Pedrosa e Fábio Abreu - Gerente de Tecnologia da Informação do IABC.

 

Na opinião da Professora Geiza Pedrosa: "a prova é importante para manter as estratégias que deram certo e inovar para que a educação esteja sempre em crescimento com qualidade", afirmou.

 

E na opinião de Fábio Abreu, “a experiência da prova online foi uma ótima oportunidade de trazer a tecnologia para dentro da avaliação, pois isso ajuda a encurtar tempo, reduz custos de impressão de papel, diminui riscos de erros em logísticas e mostra resultados extremamente rápidos, pois a informação já fica em tempo real disponível para pais, alunos, professores e administradores de Educação, e o IABC sai na frente porque já tem uma estrutura completamente pronta, testada e aprovada para receber a prova online do PAAEB”, completou.

 

Sobre o PAAEB (Programa Adventista de Avaliação da Educação Básica):

 

A prova tem por objetivo contribuir para o contínuo aperfeiçoamento da qualidade acadêmica da Educação Básica da Rede Adventista. Essa avaliação possibilitará retratar a realidade acadêmica nas disciplinas de Língua

Portuguesa (foco na leitura e interpretação) e Matemática (foco na resolução de problemas). A metodologia adotada na construção e aplicação da prova PAAEB é adequada para avaliar redes de ensino, e não alunos individualmente. A prova é composta de:

 

•22 questões objetivas de Matemática.

•22 questões objetivas de Língua Portuguesa.

•17 perguntas objetivas – questionário (permite estudar fatores associados ao desempenho dos alunos).

 

 

Texto: Elaine Abreu

Fotos: Ítalo Almeida

 
 
 
 
 
 
 
Comentários (0)add comment


busy