Um dos pilares fundamentais da filosofia adventista de educação é o desenvolvimento das virtudes sociais e missionárias do educando. Trata-se do compartilhar com o próximo de conhecimentos, experiências e recursos, a fim de fazer o bem a quem necessite.
Várias ações com este objetivo são realizadas pelo IABC ao longo do ano, através de visitas à asilos, orfanatos, comunidades carentes, duplas missionárias para estudos bÃblicos e outras.
Entre os dias 17 e 26 de Julho de 2016, como parte da formação dos discentes, será realizada a Missão Xerente. Durante dez dias, quarenta alunos e dez servidores do IABC estarão na cidade de TocantÃnia – Tocantins, desenvolvendo projetos voluntários em uma das aldeias da tribo Xerente.
Além dos alunos e servidores, também acompanharão o grupo administradores, nutricionista e equipe de saúde do IABC. Os participantes irão em ônibus fretado modelo double deck. A saÃda está prevista para o dia 17/07, à s 8h, da sede da escola, e a volta para o dia 26/07, à noite, ao local de origem.
A hospedagem será em uma escola, com estrutura de cozinha, banheiro e salas para acomodações, localizada nas cercanias da aldeia onde os projetos serão desenvolvidos.
No regresso, faltarão quatro dias para o recomeço do terceiro bimestre. Alunos que residem próximo ao IABC poderão voltar para casa nesse perÃodo. Participantes do projeto que precisarem permanecer na escola até o reinicio das aulas serão acomodados.
Uma comissão formada por administradores, pastores e preceptores será responsável pelo processo seletivo dos alunos interessados, a fim de eleger os quarenta que participarão da Missão Xerente. Entre os critérios, serão considerados: comportamento, frequência aos cultos, participação nas atividades missionárias regulares da escola, desempenho acadêmico e outros.
O IABC arcará com as despesas do projeto, que incluem transporte, alimentação, infra-estrutura, seguro, materiais de suporte, projetos com os indÃgenas e outras. Caberá aos alunos uma taxa de contribuição no valor de R$ 200,00, além da alimentação durante o deslocamento.
O pagamento deverá ser feito até o dia 20 de Maio, após o aluno ter a seleção confirmada pela comissão responsável. Depósitos antecipados, sem aprovação da comissão, não garantirão a vaga. Além do pagamento, também é necessário que os participantes entreguem na secretaria do IABC a Autorização de Viagem para Menores e o Termo de Voluntariado preenchidos e com firma reconhecida em cartório. Cópias desses documentos foram entregues aos alunos interessados, e também podem ser baixadas nos links abaixo.
Orientações especÃficas sobre o que levar para a viagem e outros preparativos serão envidas futuramente, assim que o grupo de participantes estiver definido.