Crianças do CABC aprendem o alfabeto de forma criativa

Durante todo o bimestre, os alunos do jardim 1 do Colégio Adventista Brasil Central tiveram a oportunidade de conhecer o alfabeto de forma criativa através do projeto “Experimentando o alfabeto”, criado pela professora Stella Alvarenga com o apoio da Coordenação e Direção do Colégio. Para apresentar os conhecimentos desenvolvidos, foi preparada uma programação especial no dia 24 de junho, onde a felicidade e orgulho dos pais se fez presente.

Como tudo começou

A professora Stella reconhece que brincar com os símbolos linguísticos é o ponto inicial para as crianças aprenderem a ler e a escrever. Foi assim que, aplicando a metodologia ativa de ensino, desenvolveu o projeto tornando uma experiência real onde os estudantes pudessem tocar e sentir as letras.

Aproveitando que no bimestre estava sendo trabalhada a apostila com o tema ‘’cozinha’’, a professora teve a ideia de levar uma panela onde colocava as letras e alimentos que os alunos iriam experimentar, para que gravassem na memória a ortografia, o som, e associassem o objeto com a letra. A cada semana de aula os alunos aprendiam três letras de forma lúdica.

Novas ideias e benefícios

.   

Esse projeto traz a vivência direta dos processos envolvidos para a alfabetização das crianças. “A gente conseguiu alcançar todos os objetivos de forma efetiva. Eles aprenderam da maneira que eu realmente queria, tocando e experimentando, que é uma necessidade essencial nessa idade em que estão em período de descobertas”, ressalta a professora Stella.

De acordo com Franciely, mãe do Luiz Arthur, “Experimentando o alfabeto” foi um projeto muito eficaz por conta da metodologia. Agora o Luiz fica encaixando as letras nas palavras. “Foi muito bom acompanhar a evolução da criança aqui em casa. Ele já sabe falar, escrever as letras e identificar as palavras”, destacou.

As aulas nessa modalidade são prioridade no Colégio Adventista Brasil Central para mostrar de maneira prática a teoria dos conceitos estudados com os alunos em sala de aula.

Compartilhe

Deixe um comentário

Documentação Escolar

Para confirmar a matrícula, envie (por e-mail ou WhatsApp), versões digitalizadas dos seguintes documentos:

  • CPF E RG dos pais ou responsáveis;
  • Certidão de Nascimento do(a) aluno(a);
  • RG E CPF do(a) aluno(a);
  • Documento de Guarda Legal do(a) aluno(a) – para alunos(a) que possuem;
  • Declaração de Escolaridade ou de Transferência do(a) aluno(a);
  • Comprovante de residência do(a) aluno(a);
  • Histórico Escolar (entregar no dia da recepção de novos alunos) – solicitar após a conclusão do ano letivo;
  • Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental (entregar no dia da recepção de novos alunos) início do ano letivo – para alunos ingressantes no Ensino Médio;
  • Laudo médico e/ou relatório com diagnóstico do(a) aluno(a) caso necessário;
  • Declaração ou Cartão de vacina/atualizada;
  • Para alunos estrangeiros: histórico escolar traduzido e juramentado.

 

Obs.: a falta de algum dos documentos solicitados inviabilizará a matrícula.