A 6ª edição do “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada com apoio do Ministério da Cultura (MINC) e em parceria com a Fundação Itaú, aponta um declínio nos hábitos de leitura entre pessoas acima de cinco anos. Entre os fatores destacados estão a falta de interesse, a impaciência e as dificuldades enfrentadas pelos leitores.
Em meio a esse cenário, iniciativa pedagógica busca resgatar o gosto pelos livros desde a infância. Um exemplo é o projeto “Maleta da Leitura”, desenvolvido nesta quarta-feira (11) para os alunos do quarto e quinto ano do Colégio Adventista Brasil Central.
Segundo a pedagoga Lorrana Marques, “o objetivo principal é torná-los protagonistas, fazendo com que contêm a história para os colegas e, assim, desenvolvam a oralidade e a criatividade”.
Além da leitura do livro, o aluno leva para casa uma caderneta com perguntas que devem ser respondidas de acordo com a história escolhida. A família também participa da atividade.
A orientadora educacional Bia Souza destaca: “O fato de envolver a família nesse processo faz com que o colégio tenha ainda mais credibilidade dentro do lar, para que os pais entendam que esse trabalho está sendo feito de uma forma prazerosa”.



“O incentivo é fazer da leitura algo criativo, algo prazeroso, para que os alunos tenham motivação para ler. A gente sabe que a leitura influencia em todo o desenvolvimento do aluno. Isso ajuda na vida deles a longo prazo”, relata a orientadora.
Uma proposta semelhante foi realizada no ano passado, com o tema “Ler é uma aventura”. Segundo Lorrana, os alunos que participaram ativamente do movimento receberam medalhas como forma de reconhecimento, estratégia que ajudou a incentivar ainda mais o interesse pela leitura. Agora podem não somente ouvir, como participar compartilhando com outros e sendo incentivados a buscarem o hábito de leitura.