SEMANA DA COLPORTAGEM INSPIRA JOVENS A VIVEREM O CHAMADO DE DEUS

“Mais do que vender livros, colportar é salvar vidas”, afirmou o pastor Idjaterson Ramos durante a Semana da Colportagem realizada no Instituto Adventista Brasil Central, o colégio IABC, entre os dias 24 e 30 de agosto. O líder da colportagem na instituição explicou que o evento destacou a missão de evangelizar por meio de livros e revistas e inspirou os estudantes a fortalecerem sua fé. Segundo ele, esse período é uma oportunidade de ouvir testemunhos, agradecer e enviar novos missionários. O tema deste ano, “Escolhido, do anonimato ao chamado”, mostra como Deus transforma jovens comuns em líderes de Sua missão. “Mesmo que você se sinta pequeno ou esquecido, Deus já tem um chamado para a sua vida — levar o amor de Jesus a todos — e a colportagem é um caminho para viver isso de forma prática”, destacou Ramos.

ESCOLHIDOS

A estudante colportora Claudia Liz conheceu a colportagem inicialmente pelos pais, que foram colportores quando jovens, e depois, por meio de colegas no colégio.

 

“Eu decidi participar da colportagem porque queria ter a experiência de ser usada por Deus. A gente sabe que é difícil, porque nem sempre as pessoas estão abertas a receber literaturas hoje em dia, mas confiando em Deus, Ele abre portas que a gente nem imagina”, contou.

 

Ela já participou de duas campanhas, em Goiás e no Mato Grosso, vivendo experiências que fortaleceram sua fé e dependência de Deus.

Claudia também relatou momentos marcantes com famílias acolhedoras. “Eles não tinham comida pronta, nem dinheiro para comprar os livros, mas Deus foi poderoso. Almoçamos juntos, conversamos sobre o projeto e depois fomos convidados para jantar, sendo tratados como filhos adotivos. Foram experiências que mostraram que a colportagem vai muito além de vendas”, disse. A estudante está vendendo publicações com o objetivo de adquirir recursos para ajudar a custear os estudos em uma universidade na Austrália no próximo ano. Para a estudante, apesar de já ter alcançado quase 100% do seu objetivo, o maior aprendizado veio do contato humano.

“Aprendi a ser mais empática e a ajudar o próximo no que ele precisa. Já passei três horas apenas ouvindo alguém desabafar, e mesmo que a pessoa não tenha adquirido nada, acredito que eu fiz a diferença na vida dela”, afirmou Claudia.

 

Outro estudante participante, Erick Batista, campeão de vendas em Mato Grosso, destacou o aprendizado pessoal.

 

“Aprendi que meu olhar deve ser para contribuir para a salvação das pessoas, e não apenas vender livros. As melhores lições vêm de ouvir, acolher e compartilhar a mensagem de Deus”, contou.

 

 

PROPÓSITO

O pastor Marcos Souza, diretor de Publicações da sede administrativa da Igreja Adventista para a região Centro-Oeste (UCOB), ressaltou o papel do Instituto de Desenvolvimento do Estudante Colportor (IDEC). Segundo ele, a instituição prepara jovens para evangelizar por meio de livros e revistas e também para formar líderes para a igreja e o ministério de publicações.

Souza reforçou que a colportagem vai além da missão evangelística. “O IDEC desperta em nossos jovens o compromisso com a missão local e mundial. No IABC, vemos a árvore ainda na semente. Ao se tornarem colportores, esses jovens desenvolvem caráter, aprendem a se comunicar, gerenciar conflitos, vencer a timidez, perseverar, ter resiliência, viver em comunidade, administrar recursos e crescer moral e espiritualmente”, afirmou.

A “Festa da Vitória” premiou os colportores de destaque e para encerrar a semana os alunos contaram com um animado luau para confraternização em clima de gratidão.

 

Documentação Escolar

Para confirmar a matrícula, envie (por e-mail ou WhatsApp), versões digitalizadas dos seguintes documentos:

  • CPF E RG dos pais ou responsáveis;
  • Certidão de Nascimento do(a) aluno(a);
  • RG E CPF do(a) aluno(a);
  • Documento de Guarda Legal do(a) aluno(a) – para alunos(a) que possuem;
  • Declaração de Escolaridade ou de Transferência do(a) aluno(a);
  • Comprovante de residência do(a) aluno(a);
  • Histórico Escolar (entregar no dia da recepção de novos alunos) – solicitar após a conclusão do ano letivo;
  • Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental (entregar no dia da recepção de novos alunos) início do ano letivo – para alunos ingressantes no Ensino Médio;
  • Laudo médico e/ou relatório com diagnóstico do(a) aluno(a) caso necessário;
  • Declaração ou Cartão de vacina/atualizada;
  • Para alunos estrangeiros: histórico escolar traduzido e juramentado.

 

Obs.: a falta de algum dos documentos solicitados inviabilizará a matrícula.